quarta-feira, 29 de abril de 2015

10 Curiosidades sobre Marx



10 – Pais judeus
Os pais de Marx eram Judeus, mas se converteram ao cristianismo por causa da repressão religiosa que marcou a monarquia absolutista prussiana cuja legislação proibia não cristãos de ocupar cargos públicos. Até de nome o pai do futuro filósofo mudou: Herschel Mordechai virou Heinrich Marx em 1818. A conversão foi fundamental no destino de Marx: de acordo com a tradição judaica, o primogênito da família assumia o cargo de rabino de Trier, tradição que acabou com o irmão mais velho de Heinrich. A ironia é que o jovem que poderia ter virado rabino ficaria famoso como o homem que definiu a religião como ópio do povo.

domingo, 26 de abril de 2015

Redução da maioridade penal: prós e contras

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant.



A redução da maioridade penal suscita muita discussão, alguns defendem, outros são veementemente contra, mas quem está com  razão nessa história?
No fim de março a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou a admissibilidade do projeto que prevê aos infratores de 16 e 17 anos as mesmas punições que podem ser aplicadas aos maiores de 18. Caso o projeto seja aprovado, os infratores serão destinados a presídios comuns, ao invés de centros de recuperação para o menor de 18, como prevê o ECA.
Sendo assim, um passo importante será tomado e é preciso que haja discussões sobre o tema, visto a sua enorme complexidade.

sábado, 18 de abril de 2015

Amor platônico e a sociedade de consumo



Vivemos numa sociedade de consumo, todas as relações baseiam-se numa rede de possibilidades, isto é, possibilidade de poder ou não comprar. O ter substituiu o ser, talvez, porque como diz Zygmunt Bauman, ter uma personalidade, ser alguém é muito pesado, e a ordem da nossa sociedade é ser leve, líquido, e não se pode ser leve possuindo uma personalidade.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Vontade de potência e o Jeitinho brasileiro



"Esse mundo é a vontade de potência - e nada além disso!"

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche desenvolveu um conceito interessante chamado Vontade de potência, o qual seria a busca incessante de todo ser em superar-se, expandir-se, tornar-se maior.
Esse conceito nietzschiano parece ser fortemente demonstrado em nossa sociedade. Dito de uma forma mais clara, o famoso jeitinho brasileiro é a constatação da Vontade de potência.