terça-feira, 26 de maio de 2015

O Doador de Memórias: entre o Medo e o Amor



Um mundo sem dor, sem guerras, sem fome, sem miséria, sem corrupção, sem doenças; isto é, um mundo perfeito. Essa é a realidade apresentada no mundo distópico do Doador de Memórias. Contudo, para que essa realidade ideal funcione faz-se necessário que os habitantes não possuam relações afetivas, assim como sentimentos e cores.

Esse mundo perfeito é preto e branco, uma vez que não existem sentimentos e, portanto, falta o colorido que só estes conseguem dar à vida. Dessa forma, a atmosfera do Livro/Filme cria uma incômoda pergunta, a saber, o que é melhor: uma vida em paz cinzenta ou uma vida colorida cheia de turbilhões?

quinta-feira, 21 de maio de 2015

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Chove não Molha do Amor Líquido



Chegamos em um momento em que não sabemos o que somos. Sabemos que não somos modernos, pois a razão não é tão poderosa quanto outrora, mas também, ainda não sabemos em que estágio estamos. Assim, a contemporaneidade é chamada de pós-moderna, ou como prefere o sociólogo Polonês Zygmunt Bauman - Modernidade Líquida.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Foucault: A pena como manutenção do Estado


O Estado manipula as pessoas e, por conseguinte, a sociedade de acordo com suas necessidades. Tudo é minimamente articulado para que a ordem seja mantida e não haja indivíduos capazes de questionar o status quo. Nessa perspectiva, a criminalidade também pode ser analisada como um elemento de manutenção do Estado, sobretudo, se analisarmos o poder punitivo. Michel Foucault nos diz muito sobre isso.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

10 Curiosidades sobre Nietzsche

“Temos a arte para não morrer da verdade.” Friedrich Nietzsche.


1 - Família religiosa
Nietzsche nasceu numa família luterana. Seus dois avós eram pastores protestantes. O próprio Nietzsche pensou em seguir a carreira de pastor, entretanto, rejeitou a crença religiosa durante sua adolescência e o seu contato com a filosofia afastou-o da carreira teológica. 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

A Insustentável Leveza do Ser



O que é mais importante o peso ou a leveza? Questionamento difícil de responder, afinal ambas possuem qualidades e vicissitudes, de tal modo que a questão torna-se um ponto alto de reflexão. É desse modo que se constrói "A Insustentável Leveza do Ser", obra-prima do Tcheco Milan Kundera, ao comparar essas duas características por meio de uma reflexão filosófica marcada por um tom poético, garantindo à obra uma beleza sem igual na literatura. 

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Shakespeare e Psicanálise - Hamlet


"Ser ou não ser eis a questão. Será mais nobre sofrer na alma pedradas e flechadas do destino feroz ou pegar em armas contra o mar de angústias."