segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo



Conforme o fim do ano se aproxima, um emaranhado de sentimentos se mistura dentro de nós, de modo que nos sentimentos angustiados diante da dualidade de sentimentos que acumulamos e que encontram nessa época do ano o seu principal florescimento. Diante disso, devemos, antes de tudo, considerar o que é essencial para que nos mantenhamos vivos, a felicidade.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O que é a Matrix? A sociedade de consumo por Marx e Baudrillard


O que é a Matrix? Essa é a pergunta feita por Neo, mas de tão intrigante que é, o telespectador atento a internaliza como sua e, assim, passa a questionar-se. Morpheus, o grande filósofo da obra cinematográfica, diz em dado momento a Neo que somente ele pode descobrir, de fato, o que é a Matrix, do mesmo modo, que somente cada um de nós pode descobrir essa verdade.
“Infelizmente, é impossível dizer o que é a Matrix. Você tem de ver por si mesmo”.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A difícil missão de ser quem se é: Quando abandonei a Faculdade



Este ano foi difícil. Muitos problemas, muitas dificuldades, muitas angústias, muitas dores. Parece não ter havido aquele alívio cômico que os bons filmes de drama possuem. Em bom português “foi dureza”, mas sobrevivi e acredito que algo de bom restou de tantas dificuldades.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A verdade sobre o Big Brother por Orwell, Marx, Foucault e Bauman



Nas ruas, em casa, no trabalho, na escola, nos shoppings, em qualquer lugar que se vá, somos vigiados. Nada escapa aos olhos, digo, as lentes atentas das câmeras. Somos monitorados, invadidos, fiscalizados, escaneados e mais um pouco. Nada de privacidade, tudo se convergiu em púbico ou potencialmente em público. E não ousem pensar em nada diferente, pois, a vigilância nos nossos tempos é, em grande parte, voluntária.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Não quero um amor pela metade. Quero um amor que mate minha fome!


Para de mentir! Não diz que vai ficar, porque na primeira oportunidade você vai embora e me deixa aqui. Não sussurra no meu ouvido que me ama, porque não estou preparado pra mais uma desilusão. Acho que minha cota de sofrimentos acabou. Estou ficando cansado de me decepcionar e de pessoas que só me fazem sofrer. Sei que me jogo de cabeça, mas qual o problema? Qual a graça de ficar nadando no rasinho?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Crise, Jeitinho Brasileiro e Solução: Thoreau analisando o Brasil


Momentos de crise são essenciais para que se possa repensar o modo de vida estabelecido, seja em qual campo for. Nós, brasileiros, atravessamos um momento de crise que supera a esfera econômica. E, como dito, são nesses momentos conturbados que novas formas de agir devem ser construídas. No entanto, preferimos adotar uma postura de extremo pessimismo, em que não há solução possível. Pior que isso, nos acomodamos em nossos lugares a espera de um “milagre”.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Sou Visto, Logo Existo: Bauman e a Cegueira Moral


Pascal já dizia que o encontro mais doloroso da vida é entre o eu e o mim. Passados mais de trezentos anos, o homem moderno com toda sua inteligência e exuberância, ainda teme esse encontro, pois sabe que enxergar-se sem uma máscara pode não ser uma experiência das mais entusiásticas.