terça-feira, 31 de maio de 2016

Defender Estupro não é Inteligência é só Machismo e Burrice mesmo



O caso da jovem que circula nos últimos dias na mídia mostrou mais uma vez que o machismo está longe de ser superado, assim como, as posições retrogradas que são defendidas por pessoas que se autointitulam “inteligentes” e “boas”. Mesmo sendo extremamente triste e difícil ver determinadas reações machistas e reacionárias, uma coisa benéfica foi trazida por essa situação, qual seja, derrubar a cortina de hipocrisia do falso discurso de igualdade de gênero que estava posta.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Servidão Voluntária: Fahrenheit 451 e o uso da Ignorância como forma de Condicionamento


Há bem pouco tempo, o cineasta Alejandro González Iñárritu nos apresentou o filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), no qual questiona entre outras coisas, o que é a felicidade e qual o papel da ignorância nesta. Ao longo do pensamento humano, essa discussão já obteve várias interpretações, mas, de fato, a ignorância parece ser um elemento que contribui para a felicidade do indivíduo ou no mínimo na sua não infelicidade. Isto é, parece haver uma relação em que quanto menos o indivíduo busca livrar-se do seu não saber (ignorância), mais propenso à felicidade estará, pois terá menos motivos para desconfiar ou questionar aquilo que lhe é apresentado.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ela tem pernas tortas que me levam aos caminhos sinuosos do seu coração



Sei que não sou filho de rei, não sou grandioso ou muito adequado. Sou somente um mero agricultor que planta poesias e observa com mansidão e serenidade o florescer de amores. Tratarei, então, de plantar com carinho todo verso que ecoa na minha veste interior, para que o meu amor por ti se renove a cada estação.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

O Apartheid do Arame Farpado: Bauman e os Guetos Urbanos


Cada vez mais, vivemos em grandes cidades, cheias de pessoas, de carros, de casas, de lixo, etc. A formação das metrópoles é um fenômeno global, sobretudo, com a “globalização”, que ao diminuir os espaços propiciou o acúmulo de diferentes culturas, povos e classes em um mesmo espaço urbano. Sendo assim, os centros urbanos contemporâneos são extremamente polifônicos, ao mesmo tempo em que cultivam problemas típicos da sua estrutura. Ao analisar esse fenômeno, Zygmunt Bauman nos oferece algumas considerações interessantes e imprescindíveis para um entendimento maior da problemática.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

5 Filmes para entender a verdade sobre a Ditadura Militar



Em momentos de crise é sempre bom retornar ao passado e tentar aprender com os erros que cometemos. Essa pequena lista de filmes ajuda a entender um pouco mais o momento negro que vivemos durante a ditadura civil-militar. Os filmes listados vão além do óbvio e mostram a importância fundamental do apoio do empresariado brasileiro para a sustentação do Golpe, bem como, a alienação da maior parte da população da época, a qual, inclusive, durante os tempos áureos do regime, leia-se milagre econômico, avaliava o “governo” militar como maravilhoso. Pena que aqueles que lutaram pela democracia, como o Frei Tito de Alencar, não puderam dizer o mesmo.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

A bolsa de valores do Amor Líquido


Sabe, o problema não é com você. É comigo. Quem nunca ouviu esse clichê? Entretanto, o que a maioria das pessoas não percebe é o real sentido dessa frase, ou seja, a problematização do amor em relação ao objeto.  Trocando em miúdos, isso significa que o entendimento geral é de que o problema do amor relaciona-se ao objeto amado, de modo que, o real sentido da frase é: o problema é com você que não preenche os meus requisitos.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Carta aberta de um ex-ansioso



Deitado na cama, eu olho para o relógio, passaram-se apenas dez minutos desde a última vez que o olhei. Decido me levantar e ir à cozinha beber um copo d’água. O coração continua batendo em um ritmo frenético, segue em sintonia com a cabeça que dói de forma incontrolável. Não vou tomar outro analgésico, se os três que já tomei hoje não fizeram efeito, o quarto provavelmente não fará. Volto a deitar e tento me acalmar, quero apenas dormir e não sentir o meu peito sufocado por uma falta de ar perturbadora. Quero somente viver sem essa ansiedade que suga toda a minha energia e me impede de respirar.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Por um mundo de Empatia



Sabe aqueles dias em que você não está bem ou quando você analisa a sua vida e percebe que as coisas não estão nem um pingo do jeito que você gostaria? Ou, ainda, quando acontece algo que tira o nosso chão e nos deixa sem rumo? Nesses momentos a tristeza é inevitável, assim como, o sentimento de impotência diante da vida, de tal maneira que a chama que nos mantêm firmes enfraquece. Precisamos, então, de pessoas capazes de se colocar no nosso lugar e de algum modo sentir a nossa dor. Ou seja, precisamos da empatia dos que nos cercam para que percebamos que não estamos sozinhos e que por mais dolorosa que seja a caminhada, chegaremos ao final.