segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser



Amar. Verbo difícil de ser conjugado. Difícil de aprender, mais difícil ainda ensinar. Mas precisamos dele e, assim, não temos como deixá-lo de lado. Apesar de ser difícil entender tudo que ele faz conosco. Noites perdidas, choros, soluços e uma porção de coisas que não conseguimos nem definir. Tudo parece tão bonito quando se ama e se é assim, por que não amar?

Eu digo. Porque amar traz dor de cabeça. Amar dá trabalho. E quem está disposto a se esforçar? Queremos um amor do tipo mala com rodas, daqueles que não nos demandam força. Talvez, seja por isso que nos encontramos em relacionamentos tão vazios e sem vida.

Queremos alguém que se encaixe perfeitamente em nossas vidas. É como se estivéssemos em uma entrevista analisando o melhor currículo. Se o candidato aparenta algum problema, logo tratamos de dispensá-lo. Afinal, não queremos ficar com alguém que nos traga problemas. Queremos, como diz o povo, “uma árvore com sombra”.

Mas, e aí? O que isso garante? Um relacionamento estável? Uma troca de conveniências? Provavelmente, mas nada substitui o amor. Amor de verdade, não desse tipo. Daqueles que tiram o sono, que nos faz renegar a vida sem o ser amado, que provoca choros e soluços. Pois, o outro é cheio de defeitos e erros. E ainda assim o amamos.

Amamos, como diria Nietzsche, porque estamos habituados a amar. Mais que isso. Porque reconhecemos no outro as nossas fraquezas. Quem ama é humilde para reconhecer que possui inúmeros defeitos e, ao contrário do que pensam, enxergar os pormenores dos defeitos do outro.

Enxerga e não se conforma com a situação. Pelo contrário, busca melhorar. Se livrar dos vícios que o afastam do ser amado. Reconhece que tem defeitos e que o outro também tem, mas não se dobra a eles. Tenta fazer deles seus escravos. Uma vez que a beleza do amor está em torna-se alguém melhor para o ser amado. Isto é, extinguir todas as barreiras que o afastam do outro.

Não é prepotente para dizer me aceite como eu sou. Tem coragem para amar e estar ao lado do outro como o melhor que pode ser. Portanto, se esforça. Sem medo mergulha em águas profundas a procura da beleza que só o fundo do oceano pode ter.

Não tem medo de ligar de madrugada, se for para dizer eu te amo. Sabe que a cada dia pode melhorar e melhora. Não porque existe uma obrigação, mas porque a vida nos dá oportunidades e não é pela preguiça e conformismo que devemos deixá-las passar. Deixar passar a oportunidade de ser importante para alguém de verdade e em cada suspiro ter o seu eu junto.

Amar é superar os obstáculos unidos. É saber caminhar de mãos dadas, e quando necessário, carregar o outro no colo. Amar não é ter alguém pronto ou perfeito. Amar é estar disposto a se tornar perfeito para o outro. É não ter orgulho para pedir desculpas e chorar se for necessário. Amor é muito mais do que um contrato ou uma seleção.

Amor é para quem não tem medo de sustentar sua existência além de si mesmo. É para aqueles que gostam de mochilas sem rodas. É para quem tem no abraço do outro um refúgio que livra de todos os medos. É para quem não tem medo de se envolver, de estar junto e lutar dia a dia, lado a lado. É para quem entende que o amor tem beleza própria, a qual nos faz belos.

Amar é um desafio, a qual nem todos conseguem passar. E por isso procuram opções mais fáceis, mais rápidas. Mas, o amor é para quem tem paciência. É para quem tem coragem de ser a razão do sorriso do outro. É para quem se esforça para ganhar mais sorrisos, pois os sorrisos de um amor são como poemas na alma. É para operários que não têm medo de se sujar, pois:
“O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.”

13 comentários:

  1. " Ainda que eu falasse a língua dos anjos,
    E falasse a língua dos homens,
    sem amor eu nada seria"

    Camões já recitava, Renato cantava, e Você vem clarificar o amor !


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Hellen! Só de estar na mesma frase com esses dois monstros já me sinto extremamente feliz.

      Excluir
  2. Que perfeito... Faz bem vir aqui, Erick. Parabéns mais uma vez! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Adorei esse conceito de que "o amor tem beleza propria...". Faço a melhor escolha... me torno mais belo!! Este olhar pertence aos sensíveis!! Genial Erick... parabéns!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Estou vivendo esse momento em minha vida e muitas coisas nao sabia explicar, sentimentos e atitudes que me vem sem eu saber ou planejar. Texto excelente, esclarecedor e animador. E viva o amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Estamos em um novo endereço: www.genialmentelouco.com.br

      Excluir