segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Em terra de egos quem vê o outro é rei



Saramago já dizia: “É dessa massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade”. Embora, seja dura a observação do português, devemos considerar que, de fato, temos vivido de modo a fazer jus ao pensamento dele. A cegueira, que nos dominou nesta quadra da história, nos transformou em tiranos de nós mesmos, como se houvéssemos perdido a capacidade de perceber o que nos circunda, o mundo, os outros, e, muitas vezes, até nossa individualidade verdadeiramente.

Fomos dominados pela ditadura do ego, a qual não permite a conjugação dos verbos no plural. Sendo assim, existe apenas o eu, e, ainda, de forma superficial, uma vez que para que possamos compreender as nossas tormentas é preciso perceber que no mar bravo existem outros barcos além do nosso. Não há, dessa forma, a percepção da humanidade que nos forma, isto é, a nós e aos outros, de modo que o outro se torna indigno da nossa visão, tornando-se invisível diante da nossa cegueira egoísta.

Dessa maneira, não conseguimos perceber/enxergar que, assim como nós, o outro também chora, sofre, sente a dureza da vida, precisa de um afago, de alguém que o escute e se esforce para compreendê-lo. Ou seja, que o outro também precisa de alguém que seja capaz de desvestir-se do próprio ego para mostrar a sua nudez, a sua fraqueza e, por conseguinte, demonstre que ainda há ouvidos dispostos a escutar e olhos lacrimejados incessantes por mais lágrimas.

Ao adequar-nos a uma sociedade sustentada no individualismo e no egoísmo, passamos a estar doentes, a nos tornar estranhos perambulando em labirintos. Passamos a cegar e, acima de tudo, passamos a tornar a vida um lugar ainda mais inóspito, um lugar mais duro, mais seco, no qual não se brota amor, já que para que este nasça é imprescindível a presença da divindade que só existe no pequeno espaço colocado entre duas almas que procuram incessantemente a conexão através do toque das palavras.

Calamos as palavras na medida em que escolhemos não enxergar o interlocutor. Palavras ditas para sombras só conhecem o eco melodicamente fugaz de palavras não ditas. Tornamos a alma muda, amedrontada e carente de ouvir, de ter atrito, de ter mais cores vindas de outros potes.

Estamos perdidos em um sonho ridículo. Perdidos em vidas vazias e solitárias. Perdidos dentro dos muros que construímos. Perdidos em nossas depressões, em nossas frustrações, em nossas ansiedades. Perdidos na solidão, embaixo do chuveiro enquanto a água cai estilhaçando o nosso corpo. Enquanto procuramos nos livrar por meio das lágrimas do imenso vazio egoísta que nos enfraquece. Enquanto procuramos nos livrar das dores silenciosas e do martírio oculto da nossa ruindade.

A vida sempre será dolorosa e a terra dura, mas não podemos viver escravizados por nossos egos, nos achando sempre autossuficientes, sentados em cima do próprio umbigo. Viver é muito mais do que isso, é poder ter a riqueza de construir pontes que ligam pessoas e tecer palavras poéticas que comunicam almas. É ter fome de amar, de abraçar, de ouvir. É reconhecer a fome no outro mesmo quando a barriga está cheia. É ir além da massa de ruindade e egoísmo que ruge forte em nós.

É nunca cegar ou nunca permitir que essa cegueira se instale e retire o que há de mais belo no mundo: o olhar profundo entre duas pessoas sintetizando a essência do que é divino, pois lembrando outra vez Saramago – “Se podes olhar, ver. Se podes ver, repara” – porque cabe a cada um de nós a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam e como disse certo poeta meu camarada: “Em terra de egos quem vê o outro é rei”


PS: o poeta em questão é Tokinho Carvalho da página "Datilografia Poética".

14 comentários:

  1. Um texto sincero, esclarecedor e com uma proposta de que olhemos para nós mesmos, urgentemente, agora. Não podemos perder tempo e deixar-nos perder de nós mesmos, da nossa humana humanidade, embora talvez só nos caiba a luta inglória contra nosso caráter indiferente e nossa marca de ruindade.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Erick, ficou lindo parabéns, parece até letra de música com pitadas de singelesas. Obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Tati! Estamos precisando desse clichê.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito texto. Refletem profundos sentimentos. Pois na sociedade que vivemos a compaixão e empatia são raras e nem mesmo mencionada.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Obrigado!

      Nós estamos com um espaço novo, então, confere lá para continuar acompanhando os textos: www.genialmentelouco.com.br
      Beijos!

      Excluir
  7. Por um mero acaso deparei com os seus textos , os seu blog. Fenomenal, coerente, explicito e realista.
    Ganhou uma fã. parabéns

    ResponderExcluir
  8. Podemos quebrar a ditadura do Egos!Basta vermos e reparar! Este reparar( mesmo com conotação, também de ver) é excelente, pois nos remete a reparar de fazer reparo, que geralmente é coisa positiva: intervenção para melhorar! É disso que precisamos para aniquilarmos nossos EGOS: ver e reparar!

    ResponderExcluir